terça-feira, 28 de agosto de 2012

Maratonista de Imbituba fica em 2º em mais uma etapa nacional



Em cinco etapas do campeonato brasileiro de maratonas aquáticas 2012, está é a quarta vez que o imbitubense Aires Júnior (ATN – Tubarão / CCAA Imbituba) conquista o segundo lugar, mas este veio em condições extremamente adversas e deu condições claras para um possível e inédito título nacional.
A prova de 10 km deste domingo, dia 26, no Lago Paranoá, em Brasília, valeu todo o esforço de Aires. Na capital federal, além da água doce (mais pesada), os atletas tiveram que encarar a baixa temperatura, o forte vento e as ondulações. “Tive muita dificuldade durante todo o percurso. O contraste entre água fria e dia quente, e a ondulação, impedia a aplicação de uma técnica adequada para esse tipo de prova, então foi muito mais na determinação”, lembra Aires, que levou três horas e 17 minutos, quase 30 minutos a mais que nas últimas provas.
“Na tentativa de driblar a superfície aquática irregular, as braçadas saiam uma diferente da outra, fazendo com que se tornasse impossível manter um padrão de respiração, aumentando significantemente o tempo da prova e tornando o desafio extremamente desgastante para o corpo”, relata o imbitubense da ATN que lembra também do alto índice de desistência de atletas.
Com o resultado, Aires mantém a liderança do ranking e com grandes possibilidades de conquistar o título nacional da categoria 40 a 44 anos. Nas duas últimas provas, de 10 e 5 km, nos dias 7 e 9 de dezembro, dois terceiros lugares são suficientes.
“As duas últimas provas têm um forte nível técnico e conquistar esse feito é realmente difícil, mas vou treinar para fazer o meu melhor e conquistar o que estiver ao meu alcance, pois na minha categoria estão atletas que figuram entre os melhores do Brasil no absoluto”, frisa.

Imbituba na Olesc

Também na água, a jovem promessa da natação de Imbituba, João Vyctor Sebastião e Silva, participa neste final de semana, da 23ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.
João representa a equipe de Tubarão e vai nadar as provas de 200 e 400 metros livres.

Nenhum comentário: